Proteção Permanente

Projetado pelo escritório inglês Ian Ritchie Arquitects (IRA), em parceria com a empresa de engenharia Arup, entre 1998 e 2000, o London Regatta Centre (Centro de Regatas de Londres) foi a primeira instalação da categoria em padrão olímpico e se destaca tanto pelas linhas arquitetônicas simples e marcantes como pelo tratamento do aço utilizado em sua construção.

Com uma proposta de design que levou em conta a atividade do remo e o entorno do local, próximo ao rio Tamisa, os edifícios são estruturados por galpões, com malhas de arame de 5mm de diâmetro preenchidos com granito e cobertos em chapas metálicas, criando um visual robusto e uma forte presença na paisagem. O centro conta com instalações permanentes para atividades de remo locais, nacionais e internacionais organizados pela Real Albert Dock Trust, e está dividido em dois edifícios: uma casa de barcos com espaço oficina auxiliar, com 70 metros de comprimento, e o centro de treinamento em dois pavimentos que incluem vestiários, ginásio, restaurante e bar, bem como dormitórios para atletas visitantes. O clube também tem um tanque de remo com um exclusivo sistema de bombas de água que ajudam a simular uma situação de remo no rio ou no mar.

"Com essas características era imperativo que usássemos aço galvanizado para aumentar a longevidade das estruturas e das coberturas", esclarece o arquiteto Anthony Summers, do IRA. "O método utilizado foi o de galvanização a quente por ser a melhor opção para proteger as conexões das estruturas da cobertura e dos fechamentos e o aspecto do aço galvanizado também atendeu ao padrão estético adotado no projeto", completa Summers.

Por estar localizado às margens do Rio Tâmisa, o London Regatta Centre está sob a ação permanente de intempéries, por isso a galvanização já estava prevista em projeto

A obra do London Regatta Centre recebeu o Civic Trust Award 2002, uma das mais antigas premiações de arquitetura da Europa, RIBA Award 2000, concedido pela revista de arquitetura Riba, uma das mais prestigiadas internacionalmente, e o prêmio Edifício de Esportes do Ano 2000 da Comissão Real de Belas Artes do Reino Unido.


Fonte: Revista Construção Metálica, Edição 115 - 2014